Contabilidade para Advogados: Motivos para escolher uma especializada
O Direito é uma área muito ampla, que pode abranger diversas outras, e existem especificidades financeiras quando se trata dela. Quando falamos em advogados, eles são profissionais que podem trabalhar tanto por conta quanto em escritórios de advocacia, e por isso, seus lucros e contas são mais complexos. Assim, recomenda-se muito a contabilidade para advogados, porque consegue entender e lidar com o que a essa classe precisa.
Contabilidade para advogados: como funciona?
A contabilidade para advogados é especialista nas necessidades desses profissionais, portanto, deve conhecer não somente a área contábil, mas também a advocacia. Para isso, é preciso entender quais sistemas tributários servem para advogados ou escritórios de advocacia, além de tipos de empresas para advogados.
Esse serviço irá cuidar de alguns aspectos da contabilidade:
- auxiliar no planejamento tributário
- cuidar e analisar o desempenho financeiro
- garantir que todas as obrigações legais estejam em dia
- fornecer relatórios detalhados sobre a saúde do seu negócio
Dessa forma, os advogados, sejam autônomos ou um escritório, conseguirão ter uma visão ampla de seus trabalhos, do ponto de vista de negócios. Assim, será possível tomar decisões baseadas em dados, economizar e até mesmo reduzir impostos, tudo isso seguindo a legislação e com aval de um profissional capacitado.
Além disso, profissionais da área contábil também podem auxiliar no cálculo de honorários e outras despesas referentes aos serviços prestados pelo advogado.
Sociedade Simples x Sociedade Unipessoal de Advocacia
Sociedade Simples e Sociedade Unipessoal de Advocacia são dois tipos de sociedade empresarial voltadas para advogados. Abaixo, explicamos cada uma.
Sociedade Simples
Nessa modalidade a sociedade é formada por dois ou mais sócios que não exercem a profissão de empresários, mas que se obrigam mutuamente a contribuir com bens ou serviços para o exercício daquela atividade econômica. Aqui, pode-se utilizar o Simples Nacional como regime tributário.
Sociedade Unipessoal de Advocacia
Não há necessidade de sócio para abertura dessa sociedade, o “unipessoal” na nomenclatura refere-se justamente ao fato de que, ainda que seja uma sociedade, depende apenas de uma pessoa. Além disso, não é necessário valor mínimo de Capital Social, o que traz facilidade na abertura.
Um profissional contábil pode auxiliar o advogado ou escritório de advocacia a entender qual sociedade faria mais sentido no determinado momento da empresa, além de ficar responsável pela análise e relatórios financeiros após a escolha.
Além disso, o contador poderá guiar o profissional da advocacia para que consiga reduzir custos, aproveitar benefícios fiscais e diminuir impostos. Esse profissional cuidará da burocracia de declarações, contas e registros financeiros de forma detalhada.
Conte com a Networks para a sua contabilidade para advogados
A Networks é uma contabilidade especializada em advogados, portanto, possui toda a experiência necessária na área além de uma vivência prática que pode ajudar a solucionar os problemas e questões que surgirem.
Os profissionais contábeis da Networks podem te auxiliar com todas as dúvidas que possa ter, além de explicar detalhadamente sobre as especificidades do seu negócio. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre todos os serviços!