Networks

A auditoria visa estudar os documentos da empresa e verificar a veracidade das informações ou a necessidade de mudá-las. Saiba mais.

Auditoria de empresas: o que é?

A auditoria de empresas é um procedimento que tem como objetivo estudar e analisar os documentos de uma empresa e verificar todas as informações neles. Dessa forma, a auditoria conseguirá atestar a veracidade das informações ali contidas, extrair dados e encontrar possíveis inconsistências.

Para entender mais sobre auditoria de empresas e entender a importância dela no seu negócio, leia o artigo a seguir.

Como a auditoria de empresas ajuda?

Existem várias vertentes dentro da auditoria de empresas, por exemplo: auditoria contábil, financeira, e operacional. Dessa forma, é possível ajudar sua empresa de várias maneiras, encontrando problemas ou irregularidades antes que se tornem muito difíceis de resolver.

Ou seja, a auditoria de empresas funciona como um movimento preventivo através do qual um profissional capacitado vai sugerir maneiras de lidar com situações pendentes ou complicadas. Sendo assim, não é ideal contratar uma apenas quando as coisas vão mal, mas antes, para que seja possível evitar o problema já de início.

A auditoria empresarial visa apontar e melhorar a confiabilidade das informações e procedimentos da empresa, tudo isso através de um papel estratégico. Alguns fatores que ela pode apontar são:

  • falta de rotinas estabelecidas;
  • profissionais não adequados;
  • problemas de organização interna;
  • desvios financeiros.

Quais os tipos de auditoria para empresas?

Existem alguns tipos de auditoria, e cada uma delas ajuda sua empresa de uma forma diferente, mas são complementares. No entanto, antes de passarmos por cada uma delas, é importante entender a diferença entre auditoria interna e externa.

  • Auditoria interna: feita pelos próprios colaboradores da empresa, aqui, eles não precisam ser especializados em contabilidade. O objetivo principal desta auditoria é coletar dados e comprovar a segurança e qualidade interna da empresa. É importante lembrar que o auditor interno não pode estar relacionado de nenhuma forma com a equipe que irá examinar. 
  • Auditoria externa: aqui, a auditoria é feita por outras organizações, garantindo a total imparcialidade do auditor. Através da auditoria externa, é possível coletar e analisar dados referentes à reputação da empresa e melhorar a qualidade do serviço entregue.

Auditoria contábil

Essa auditoria analisa os documentos contábeis em busca de demonstrações financeiras, balanço patrimonial e fluxo de caixa, para comprovar se está tudo de acordo com a situação econômica da empresa. Além disso, a auditoria contábil pode identificar problemas na gestão, e no cumprimento da legislação.

É importante lembrar que, embora seja fácil confundir, a auditoria contábil e a financeira são diferentes. Por exemplo, a financeira vai verificar o domínio de caixa, a divisão de recursos e se compromete com o funcionamento correto do financeiro da empresa em seu âmbito diário.

Auditoria de compliance

O compliance diz respeito a seguir diretrizes e padrões. Dessa forma, a auditoria de compliance garante que questões de regularização estejam nos conformes, seguindo as regras. Essa auditoria, portanto, se preocupa com processos diários e execução correta das funções.

Auditoria Fiscal e Tributária

A principal função dessa auditoria é garantir que as obrigações tributárias da empresa estejam seguindo a legislação. Por isso, a análise abrange gestão administrativa e garante que a empresa seja capaz de evitar erros tributários e controlar procedimentos legais.

Auditoria Operacional

Essa auditoria é pensada para realizar seus trabalhos junto do administrativo da empresa. Aqui, os profissionais irão verificar o desempenho das funções e desenvolver um planejamento. Além disso, a operacional irá também avaliar as metas e objetivos da empresa, se ela está os alcançando e o que pode fazer para isso.

É muito comum nessa auditoria utilizar o sistema 3E’s: eficiência, economia e eficácia.

O que fazer antes da auditoria?

Antes de iniciar sua auditoria, é preciso focar em um plano de ação, ou seja, um documento que contém todas as informações e etapas que precisam de cuidado na empresa. Assim, é mais fácil alinhar o trabalho da auditoria ao de todos os colaboradores.

Além disso, avise aos colaboradores que a empresa passará por uma auditoria e garanta que eles entendam as regras da empresa e suas responsabilidades para, assim, conseguirem cumprir seu papel nesse sentido.

Conclusão

A auditoria de empresas visa, antes de mais nada, a transparência dentro da sua organização. Por isso, se baseia em uma série de procedimentos rigorosos que vão ajudar a manter sua empresa indo bem e prevenir o que poderia ser um risco mais à frente.

Para entender mais sobre auditoria, entre em contato com a Networks e conheça todos os serviços. Além de especialistas em auditorias, também tem grande foco no setor da advocacia, e podem auxiliar com todas as dúvidas.

A Networks na sua auditoria de empresas

Da mesma forma que outros empresários, o microempreendedor individual precisa dos serviços de um profissional contábil. Assim, esse profissional receberá auxílio nas questões tributárias e financeiras, permitindo a regularidade fiscal da atividade

Com a Networks Serviços Contábeis, sua auditoria para empresas terá todo o suporte que precisa para manter a regularidade fiscal e financeira, aumentando assim as chances de fechar boas parcerias e expandir suas atividades. Entre em contato hoje mesmo para conhecer as soluções oferecidas!