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Gestão para Escritórios de Advocacia: 5 Dicas para Aplicar Hoje

A gestão para escritórios de advocacia vai muito além de fornecer um excelente serviço jurídico. Para que o negócio cresça e prospere, é necessário implementar estratégias eficientes de gestão, que otimizem os processos internos, aumentem a produtividade e melhorem a experiência do cliente. Neste artigo, você encontra cinco dicas práticas para aprimorar a gestão do seu escritório de advocacia e que podem ser aplicadas de imediato.

Gestão para escritórios de advocacia: por que começar?

Com uma gestão bem estruturada, seu escritório de advocacia ganha aumento de produtividade e maior organização interna, padronizando procedimentos e otimizando fluxos de trabalho. Dessa forma, resulta em uma equipe mais produtiva e focada, diminuindo consideravelmente falhas de comunicação e perda de prazos processuais.

O ambiente jurídico exige conformidade com diversas normas e regulamentos e constante atenção. Uma gestão eficiente garante que o escritório esteja sempre alinhado com as melhores práticas de compliance, prevenindo problemas legais e éticos. Além disso, a gestão de riscos permite que o escritório antecipe e evite possíveis problemas, como perda de prazos processuais, falhas de segurança em dados de clientes ou situações que possam prejudicar sua reputação.

Com processos eficientes, os advogados podem se concentrar em suas atividades principais e gerar melhores resultados para os clientes.

Gestão para escritório de advocacia: como fazer?

Uma gestão de escritório de advocacia envolve desde cuidar dos funcionários que ali trabalham até cuidar do local físico e do atendimento aos clientes. Abaixo, veja 5 dicas essenciais.

1. Organize processos internos e fluxos de trabalho
É essencial que o escritório tenha processos internos bem definidos e padronizados. Isso inclui desde a captação de novos clientes até o andamento de casos e prazos processuais. Ferramentas de gestão podem ser utilizadas para acompanhar cada etapa e garantir que nada seja esquecido ou atrasado.

2. Invista em tecnologia e automação
O uso de softwares de gestão para escritórios de advocacia pode otimizar a rotina da equipe, facilitando o controle de prazos, tarefas, documentos e clientes. Além disso, automação de tarefas repetitivas, como emissão de relatórios e gestão de documentos, permite que os advogados foquem em atividades mais estratégicas e relevantes.

3. Tenha uma gestão financeira rigorosa
É fundamental ter uma visão clara e detalhada das finanças do escritório. Por isso, acompanhe receitas, despesas, fluxo de caixa e indicadores de desempenho financeiro regularmente. Ter um bom planejamento financeiro ajuda na tomada de decisões estratégicas e evita surpresas desagradáveis. Uma contabilidade especializada em advogados pode auxiliar muito neste momento.

Uma gestão financeira envolve cuidar do fluxo de caixa, acompanhar as entradas e saídas diariamente, acompanhar KPIs, definir a forma de cobrança dos honorários. Este último é essencial para o equilíbrio financeiro do escritório. 

Como calcular os honorários de advogado?

Seja por hora trabalhada, por resultado ou valor fixo, é importante ter contratos claros e detalhados com os clientes para evitar conflitos futuros. Além disso, crie uma política de cobrança eficiente para evitar inadimplências, estabelecendo prazos e formas de pagamento que se adequem ao fluxo financeiro do escritório.

4. Desenvolva pontos fortes no atendimento ao cliente
O relacionamento com o cliente é um diferencial competitivo importante, afinal, muitas pessoas optam por um escritório ao invés de outro devido ao tratamento ao cliente. Por isso, siga algumas dicas, como:

  • Mantenha uma comunicação clara
  • Atualize-os sobre o andamento dos casos e esteja disponível para tirar dúvidas
  • Faça o máximo para proporcionar uma experiência personalizada, ou seja, que atenda às diferentes necessidades de cada cliente.

Criar uma experiência positiva ajuda a construir uma base de clientes fiéis e pode trazer indicações no futuro.

5. Invista no desenvolvimento profissional da equipe
Capacitar a equipe é fundamental para manter o escritório competitivo. Por isso, promova treinamentos, workshops e incentive a atualização constante dos advogados e funcionários. Uma equipe bem preparada melhora o desempenho do escritório, aumentando a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes.

Esse processo pode ser diretamente ligado à uma gestão de RH eficiente e bem-estruturada. A gestão de recursos humanos envolve recrutamento de talentos, desenvolvimento profissional e a construção de uma cultura organizacional que valorize o trabalho colaborativo, a ética e o compromisso com os resultados.

Por isso, uma equipe especializada dessa forma ajuda a estruturar a equipe, seja adquirindo novos talentos e valorizando os que já estão na empresa.

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A Networks conta com profissionais especializados em advogados e que entendem tudo o que é necessário para cuidar da gestão de escritório de advocacia. Entendemos todas as particularidades da área e cuidamos de todos os detalhes necessários para manter seu escritório andando.

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